Alta demanda por câmbios automáticos faz os manuais sumirem das concessionárias
12 de dezembro de 2018Saber qual é o lugar certo para se colocar os pneus novos é algo que sempre causa dúvidas, mas quando o assunto é segurança, as opiniões devem dar lugar aos fatos.
Os desgastes dos pneus do eixo dianteiro e do eixo traseiro não são uniformes, principalmente devido a fatores como distribuição de peso, distribuição da carga de freios, da força direcional e da força de tração, entre outros.
Na maioria dos casos, estes quatro fatores contribuem para que o desgaste dos pneus do eixo dianteiro seja superior ao desgaste dos pneus do eixo traseiro. Assim, há um par de pneus que se desgasta mais rápido do que o outro. E é aqui que começam as dúvidas.
O correto é montar sempre os pneus novos atrás e os pneus usados (mas ainda em boas condições) na frente. Isso independente do carro ser de tração traseira, dianteira ou integral.
Em uma curva, a trajetória dos pneus dianteiros e traseiros é diferente, sendo esta a situação de maior risco no uso dos mais gastos atrás. Uma repentina saída de traseira, causada pela perda de aderência dos pneus traseiros, representa um grande risco de perda de controle do carro, já que a manobra de correção requer grande habilidade.
O ideal mesmo é estar atento ao rodízio dos pneus, fazendo a operação a cada 10.000. Assim os pneus terão desgaste uniforme, eliminando a preocupação sobre onde instalar os mais novos.